segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval (de verdade!)



Para quem não sabe, o Carnaval teve sua origem quando a Igreja Católica "implantou" a Semana Santa que é antecedida pela Quaresma, e começa a contar a partir da Quarta-feira de Cinzas. A Quaresma é (ou deveria ser) um tempo de privação e penitência, por isso o Carnaval é considerado uma "despedida" dos prazeres da carne, literalmente, onde temos o termo "carnis valles", onde no grego, carnis=carne e valles=prazeres.

No início, o Carnaval era uma festa onde as pessoas celebravam, bebendo, comendo e explorando os prazeres da carne. Já na época do Renascimento, foi onde se teve conhecimento dos primeiros bailes de máscaras, fantasias e carros alegóricos. Mas ainda assim, não era a bagunça que é hoje, onde o Carnaval é muito mais peitos, bundas e comércio do que a diversão e a alegria de festejar.

Aqui no Brasil, já no século XX, ainda existiam resquícios de um Carnaval saudável, tanto que separei algumas fotos do carnaval de outras épocas, onde, com certeza, as pessoas sabiam se divertir com muito mais alegria e muito menos disputa e violência.


















Eu, particularmente, não gosto de "pular" Carnaval, nesses dias, até evito sair de casa, exceto quando era criança e tudo era uma grande festa. Vou tentar separar algumas fotos das inúmeras fantasias que minha mãe fazia pra mim e, se conseguir, posto aqui no blog pra vocês verem. ^^


3 comentários: